
- 29 de Janeiro, 2022
Conheça as coberturas de um seguro de recheio da habitação e saiba todas as nuances a considerar antes de contratar o mesmo assim como os preços associados.
O único seguro obrigatório para quem habita num apartamento em propriedade horizontal é o seguro de incêndio (que pode ser incluído num Multi-Riscos), no entanto este não cobre os bens do imóvel em caso de furto ou acidente daí a importância de contratar um seguro de recheio.
Para não ter dissabores como os anteriormente mencionados convém ter um seguro de recheio da habitação, que como supra citado pode estar incluído na apólice do seguro multirriscos-habitação, que é um seguro mais abrangente (facultativo) do que o obrigatório de incêndios e que tem outras coberturas, como o recheio.
O seguro de recheio é um seguro que indemniza o segurado por bens furtados ou roubados, estragos de portas/janelas ou acidentes com o recheio da casa, até ao limite do capital do segurado para o recheio.
Mas apesar do que se possa pensar, não cobre os estragos ocorridos no âmbito de outro sinistro já coberto pelo seguro, nem furto ou roubo efetuado por familiares, empregados ou quaisquer pessoas ligadas ao segurado. Geralmente o roubo de dinheiro não está incluído e tem um limite bastante reduzido.
É de extrema importância que seja rigoroso ao calcular o valor dos bens para não ficar a perder dinheiro em caso de indemnização. Para evitar surpresas desagradáveis, efetue uma lista de avaliação do recheio completa, considere o valor de substituição dos bens em novo (à data) e acrescente 10% como margem de segurança para acautelar eventuais erros de avaliação, excetuando as obras de arte e antiguidades, que deverão ser seguras pelo seu valor real. Não se esqueça de descriminar os bens especiais, como joias, equipamentos eletrónicos, etc.
A atualização do valor do recheio é da responsabilidade do segurado assim, aconselha-se a que o faça periodicamente (de 4 em 4 anos) ou sempre que adquira novos bens de valor relevante.
SEGURO DE RECHEIO: PREÇO
O preço do prémio do seguro de recheio varia consoante fatores como:
Tipo de habitação;
Bens segurados;
Localização.
Estado de conservação e idade do edifício;
Meios de segurança (porteiros, alarme, extintores, portas blindadas, etc.) podem resultar em descontos no preço do seguro.
Ainda assim, e considerando todos pontos acima, o preço médio de um seguro de recheio ronda os 200€.
Se fizer uma boa pesquisa de mercado, poderá verificar que algumas seguradoras oferecem descontos se juntar o seguro da casa com o seguro de recheio.